Festa Nacional da Música - DE 18 A 23 DE OUT

Notícias da Festa

Banda Marcial Cristóvão de Mendoza Banda Marcial Cristóvão de Mendoza Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução

Festival de Bandas Marciais recebe a Cristóvão de Mendoza

Em 1965, sob regência do Maestro José Francisco Gama, era fundada a “Banda Marcial Cristóvão de Mendoza”, com o objetivo de aprimorar o desenvolvimento dos alunos do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, de Caxias do Sul, através do ensino musical. Reestruturada em 1978, pelo Maestro Pedro Paulo Mandelli, esteve no auge conquistando diversos títulos. Em 1982, a banda caxiense sagrou-se campeã nacional do Concurso Nacional de Bandas de Fanfarras da Rádio Record, na cidade de São Paulo.

Após um período de inatividade, retornou em 1997, somente com instrumentos de percussão. E em 1998 retornou com seu uniforme tradicional, que tem como referência o uniforme da Guarda Inglesa. Em 1999, introduziu novamente os instrumentos de sopro, voltando à categoria de Banda Marcial.

No ano de 2006, visando melhorar sua estrutura, fez-se necessário a criação da “Sociedade Amigos da Banda Cristóvão de Mendoza”, a qual preside membros da direção da escola, coordenadores da Banda. Em busca da melhora musical do nosso jovem, foi criada a Escola da Banda, onde novos alunos recebem aulas teóricas, treinamento disciplinar e prática musical, a fim de que se integrem ao grupo.

Desde 2009 passou a se dedicar a concertos promovendo os espetáculos Mandelli; uma vida de ensinamentos, Movie and Music, MPB , série Concertos Didáticos Clave de Sol, BRASS BAND In Concert, FLASHBACK - Relembrar é Viver e Cassino do Chacrinha- Homenagem aos 100 anos do Velho Guerreiro.

No ano de 2018 em parceria com outras corporações realiza o evento BANDAS MARCIAIS EM CONCERTO tendo como oitava edição a data de 11 de novembro deste ano na cidade de Porto Alegre.

Atualmente a banda tem como:
Coordenadores: Daniel dos Reis, Fábio Gomes, Ivandro Gonçalves Boff
Mor: Cristiane Boff
Regente: Antônio Roberto de Jesus Filho
Diretora do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza e Presidente da Sociedade Amigos da Banda: Fabiana Simonaggio
Professora responsável e tesoureira da Sociedade Amigos da Banda: Miria Dalla Santa da Silva.



Cadastre-se para
saber mais