Festa Nacional da Música - DE 18 A 23 DE OUT

Notícias da Festa

Escola de Samba Bambas da Orgia Escola de Samba Bambas da Orgia Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução

Festa Nacional da Música 2019 começa com noite de Carnaval na capital

Tradicional Descida da Borges ocorreu com cara de Dia das Crianças

O Dia das Crianças em Porto Alegre começou a ser celebrado na véspera. Famílias inteiras com seus pimpolhinhos lotaram ontem à noite (11/10) a Avenida Borges de Medeiros para curtir a tradicional Descida da Borges, que abriu a Festa Nacional da Música deste ano.

Foliões de todas as idades estavam lá, se divertindo ao som da bateria e dos sambas-enredo das escolas Imperatriz Dona Leopoldina, Imperadores do Samba e Bambas da Orgia. Também marcaram presença as figuras emblemáticas da Corte do Carnaval 2019 de Porto Alegre, como o Rei Momo Byra Borba.

 

Energia contagiante

Os trabalhos na Borges foram abertos pela Imperatriz Dona Leopoldina, que mandou fogo para o alto, fez todos jogarem as mãos para cima e trouxe fantasias inspiradas na cor da escola. O laranja, símbolo de energia e felicidade, passou exatamente essa sensação durante o desfile. O hino da Imperatriz, ao som de altas e potentes vozes, demonstrou que os foliões são cheios de amor pela sua bandeira. "Esse é o retrato fiel de quem vive assim / seguindo, chorando e cantando / por ti, Imperatriz".

A Imperadores do Samba entrou em seguida com sua tradicional bateria, que sempre mostra a que veio e levanta geral. Visivelmente o cansaço de uma semana foi todo embora quando eles começaram o som: o público vibrou, dançou e pulou muuuiitooo... Foi uma descida mais no estilo de bloco, em que a escola tocou em ritmo de samba, de Carnaval, do funk ao sertanejo. A galera respondeu à altura!

 

Crianças foram as estrelas da festa

O desfile dos Bambas da Orgia foi uma homenagem aos pequenos. Com fantasias inspiradas em super-heróis e em seriados infantis e baianas com bonecas no colo, toda a escola brilhava com elementos que remetiam ao universo infantil. Um casamento perfeito com o que se via por todos os lados durante o evento: crianças!

Enquanto a escola se posicionava na avenida, chamava a atenção um integrante de, no máximo três anos de idade, no colo do pai vestido a caráter, com roupas da escola, além da porta-estandarte mirim do projeto Bambas do Futuro, Maria, de 10 anos.

No desfile da Imperatriz, duas mães se destacavam com seus bebês: uma seguia o ritmo da descida com seu recém-nascido dormindo preso ao corpo e outra acompanhava o marido, à frente da bateria, com o filho do casal de um ano de idade no colo. A passista mirim Kemily, de 11 anos, deu show de postura, graça e técnica.

Na descida da Imperadores, foi notória também a presença dos pequerruchinhos, que desfilavam com seus familiares e se divertiam, cheios de orgulho de estarem ali.

 

Bambas: Prontos para 2020

Os Bambas da Orgia chegaram e mostraram que já estão totalmente engajados e preparados para o Carnaval 2020, ano em que a escola completará oito décadas. Isso mesmo 80 aninhos!

Pois bem, trouxeram para a Borges nada menos do que o samba-enredo para o próximo ano, escrito em homenagem ao aniversário. Foi lindo ver todos cantando juntos em brados e a capela por um instante.

Outro ponto alto do desfile dos Bambas foi a desenvoltura de porta-bandeiras e mestres-salas. Com exuberantes roupas no tom azul da escola faziam performances dirigidas diretamente ao público, esbanjando simpatia, carisma e alegria. Certamente, além de homenagear as crianças, a escola conseguiu despertar a criança que mora dentro de cada um que ali estava.



Cadastre-se para
saber mais