Festa Nacional da Música - DE 18 A 23 DE OUT

Artistas


Tiê

Com quatro discos lançados com canções autobiográficas, turnês internacionais, participações em grandes festivais, dez músicas emplacadas em trilhas sonoras de novelas e diversas parcerias musicais, a cantora Tiê celebra seus dez anos de carreira e o caminho que percorreu para chegar ao atual momento profissional. Ela é presença confirmada na Festa Nacional da Música de 2019.

A artista, que já morou no Japão e em Nova York, fez turnê com o Toquinho antes de traçar os projetos solos e gravou ao lado de David Byrne, Jorge Drexler e Luan Santana, vê seu trabalho como uma maneira de externalizar suas emoções.

Para registrar a primeira década de carreira, Tiê gravou no último mês seu primeiro DVD ao vivo no YouTube Space. O projeto traz releituras, sucessos e inéditas, totalizando 17 faixas, com produção de Paul Ralphes, direção de Clara Cavour, arte de Rita Wainer, cenário de Nina Becker, figurino de Carol Roquuete e beleza de Brenno Melo. Nomeado “Dix” (dez em francês), o registro audiovisual conta com as participações de Cynthia Luz e do cantor e compositor Rael. “Tem um olhar de maturidade diferente nesse trabalho. Estou mais leve, porém ainda muita intensa. O dez representa a ausência e a completude ao mesmo tempo. Ou seja, a falta de um repertório só de inéditas, como estou acostumada a lançar, mas a totalidade de revisitar o caminho até aqui”, reflete a cantora.

Seu álbum de estreia, “Sweet Jardim” foi gravado de forma independente e lançado em 2009. Com produção de Plínio Profeta e planejamento de Alê Youssef. Em 2011 apresentou o disco “A Coruja e o Coração”, que além das canções autorais, traz também releituras como “Você Não Vale Nada”, do Dorgival Dantas, em versão folk. A faixa “Piscar o Olho” foi a estreia de Tiê em trilha sonora da novela “Cheias de Charme” da TV Globo em 2012.

Em 2014, a artista lançou o álbum “Esmeraldas” - uma produção de Adriano Cintra e do músico e compositor internacional Jesse Harris - com a canção “A Noite” , que fez parte da trilha sonora da novela “I Love Paraisópolis”, se tornando uma das músicas de maior sucesso da artista. O clipe desta faixa conta com mais de 120 milhões de visualizações no Youtube. “Gaya” (2017), que conta com participações de Luan Santana, As Bahias e a Cozinha Mineira, e Filipe Catto, busca a ancestralidade e feminilidade da cantora. “Cheguei até aqui fazendo tudo que eu quis e desejei. São quatro discos com músicas autorais. É uma celebração poder fazer a arte do jeito que eu gosto e com liberdade”, comenta a cantora. Além de “Piscar O Olho” e “A Noite” , atualmente Tiê está na trilha sonora de duas produções exibidas pela TV Globo: "Longe de Mim", versão em português para a música libanesa " La Bel Haki ", na novela Órfãos da Terra; e “ Deixa Queimar ”, na atual temporada da série Carcereiros. Entre outras canções, ela já soma dez faixas em produções da emissora.

Cadastre-se para
saber mais