Festa Nacional da Música - DE 20 A 23 DE OUT

Artistas


(DA DUPLA& GUARABYRA)

Ao completar 50 anos de carreira, Luiz Carlos Pereira de SÁ, da dupla SÁ & Guarabyra, será homenageado na 15ª edição da Festa Nacional da Música, que ocorre este ano em Bento Gonçalves (RS).

Ele nasceu em Vila Isabel, no Rio de Janeiro. Na adolescência, mudou-se para a Tijuca e conheceu a cantora e compositora Luhli, que gravou suas primeiras músicas na Philips, em 1965. No ano seguinte foi apresentado ao produtor Milton Miranda, na Odeon e teve seu primeiro sucesso radiofônico – o samba “Giramundo” – gravado por Pery Ribeiro.

Em 1966, fez sua primeira apresentação profissional nos palcos, integrando o Grupo Mensagem (com Sidney Miller, Paulo Thiago, Sonia Ferreira e Marco Antonio Menezes) no musical “Samba pede Passagem” (do Grupo Opinião) ao lado de Baden Powell, MPB4, Aracy de Almeida e outros. Continuou sua carreira de compositor, sendo gravado por Nara Leão, MPB4, Rosa Maria e outros.

Voltou aos palcos em 1972, formando – com seus amigos Zé Rodrix e Guarabyra – o trio Sá, Rodrix & Guarabyra, depois convertido em dupla com a saída de Rodrix. A dupla teve seus maiores sucessos nas décadas de 70 e 80, como “Sobradinho”, “Espanhola”, “Roque Santeiro”, “Caçador de Mim”, “Cheiro Mineiro de Flor”, “Verdades e Mentiras” e “Dona”.

Foi sócio de Rogério Duprat e Guarabyra no estúdio Vice Versa, em São Paulo, onde foram produzidos jingles memoráveis como “Só Tem Amor Quem Tem Amor pra Dar”, para a Pepsi, e “Vem Pra Caixa Você Também” para a Caixa Econômica Federal. A dupla lançou 18 discos e outras tantas compilações e um Songbook.

Paralelo à continuação de suas atividades com a dupla, Sá está presente no projeto “Encontro Marcado” com Guarabyra, Flavio Venturini e o 14 Bis, com um CD na praça e um DVD já gravado em fase de finalização pelo Canal Brasil. Está também em fase de finalização do seu primeiro CD solo, comemorando seus 70 anos de idade e 50 de carreira, com participações especiais de Lucy Alves, Frejat, Roupa Nova, Armandinho e dezenas de músicos acompanhantes de primeira linha, o "Solo e Bem Acompanhado".

Sá teve músicas gravadas por dezenas de artistas de diversas tendências e gerações, como Ney Matogrosso, Milton Nascimento, Pery Ribeiro, Erasmo Carlos, Simone, Elza Soares, Golden Boys, Nara Leão, Evinha, Zizi Possi, Celso Blues Boy, Gal Costa, Marina Lima, 14 Bis, O Terço, Flávio Venturini, Ivan Lins, Roupa Nova, Sérgio Reis, MPB4, Quarteto em Cy, Biquíni Cavadão, Nora Ney e inúmeros outros, totalizando um repertório editado de mais de 400 músicas. Ele mantém ainda a coluna mensal “Vida de Artista”, na revista “Backstage”.

Cadastre-se para
saber mais