Festa Nacional da Música - DE 18 A 23 DE OUT

Artistas


Liah Soares

Liah Soares estreia na Festa da Música desse ano. Considerada um dos grandes nomes de sua geração, a cantora, compositora e multi-instrumentista Liah Soares contabiliza em sua carreira quatro discos em estúdio, um DVD gravado no Theatro da Paz, um EP (O Som é o Sol); um disco a caminho; sete músicas emplacadas em novelas da TV Globo (sendo a mais recente, "Girassol", na trilha da novela das 21h, "O Sétimo Guardião) e diversas participações especiais em projetos paralelos.

Tendo alcançado o respeito e admiração de grandes músicos do cenário brasileiro, Liah se firma cada vez mais como uma artista completa. A cantora foi finalista da primeira edição do “The Voice Brasil” (exibido pela TV Globo em 2012) e teve uma participação de grande destaque durante toda a competição, encantando o público com interpretações com sua assinatura ousada, doce e envolvente. A paraense defendeu com seu talento canções consagradas como "As Rosas Não Falam", de Cartola e "Asa Branca", composta por Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga, eternizada na voz do Rei do Baião.

Liah traz a música impressa em seu DNA desde criança. Nascida em Tucuruí, interior do Pará, a cantora aprendeu pelas mãos do pai, entre discos e ondas do rádio, o que é a boa música. Aos três anos de idade já mostrava a que veio em pleno coro da igreja de sua cidade natal. Aos onze já ganhava o primeiro violão e a total entrega à música acabou levando-a para o primeiro festival de música em sua trajetória, aos 12 anos, onde dentre mais de 3000 músicas inscritas, ficou entre as 24 de destaque. Esta experiência rendeu-lhe a primeira vez em um palco, cantando para um grande público. Foi o suficiente para querer viver de sua arte para o resto da vida.

Quando lançou seu primeiro disco em 2004 pela EMI, Liah já era uma compositora de sucesso. Sua habilidade em escrever melodias com letras profundas e surpreendentes já havia chamado a atenção de muitos artistas e críticos do meio musical. Suas composições chegavam aos artistas através de “demos” que ela mesma gravava, e sua voz despertava em todos uma certa curiosidade em saber quem era aquela menina tão talentosa, que cantava, compunha e tocava tão intuitivamente. Foi assim que surgiu então o contrato da primeira gravadora. Sua voz chegou ao grande público com as baladas “Garotas Choram Demais” (primeiro single a tocar nas rádios de todo o Brasil) e com “Poesia e Paixão”.

Logo veio o convite do cantor italiano Tizziano Ferro para o duo na música “Sere Nere”, do seu disco que seria lançado no Brasil e América Latina pela EMI. Após lançar o segundo disco “Perdas e Ganhos”, com músicas que fizeram parte da trilha das novelas Malhação (TV Globo) e Alta Estação (TV Record), Liah se muda para a cidade do Rio de Janeiro e inicia uma nova experiência de intercâmbio cultural com músicos cariocas. Hoje possui canções de sua autoria gravadas por artistas consagrados como a então dupla Sandy & Junior, Elba Ramalho, Ivete Sangalo, Ivan Lins, Maria Gadu, Wanessa, entre outros.

Nos últimos anos, a cantora participou de algumas coletâneas de discos (“Elas cantam Paul McCartney”, “Elas cantam Roberto Carlos” e “Tributo a Cazuza”) e também se apresentou ao lado de Maria Gadú em uma das edições do especial da TV Globo “Criança Esperança”, firmando-se cada vez mais no cenário musical brasileiro. Com seu álbum “Quatro Cantos”, lançado pela Som Livre em 2012, Liah emplacou a canção “Nossa Música”, que fez parte da trilha da novela “A Vida da Gente”, da TV Globo, com direção de Jayme Monjardim, assim como a canção “Você Por Perto”, extraída de seu EP “O Som é o Sol” e tema de um dos casais protagonistas da novela “Em Família”, escrita por Manoel Carlos, em 2014. Liah ainda teve uma composição sua intitulada “Beijo de Hortelã” gravada por Ivete Sangalo. A inclusão da música no DVD Multishow ao Vivo (2014) de Ivete resultou em um dos pontos máximos deste trabalho.

A artista também é conhecida pela sua virtuose nos pedais e tem como um dos vários formatos de shows o "Voz e Violoops", com perfil acústico e totalmente dedicado à técnica do "loop", que consiste em agregar às músicas, através de pedaleiras com recursos, trechos compostos para repetir continuamente, sem que se note a descontinuidade. Com uma carreira consolidada e sempre a postos para alçar novos voos, Liah Soares convida o público para uma verdadeira celebração em seus shows, levando ao grande público os matizes, alegria contagiante e a sonoridade pop de sua arte.

Cadastre-se para
saber mais