Festa Nacional da Música - DE 20 A 23 DE OUT

Artistas


FLÁVIO VENTURINI

Flávio Venturini foi homenageado na Festa Nacional da Música 2015 e está confirmado para a edição deste ano.

Nascido em Belo Horizonte (Minas Gerais), começou a se interessar pela música na adolescência, quando ganhou um acordeon dos pais, depois trocado por um piano, seu principal instrumento.

Começou a compor nos festivais de música e encontros com novos músicos mineiros no começo dos 70, mas começou sua carreira profissional em 74, no grupo de rock O Terço.

Voltou a Minas encantado com a efervescência que lá acontecia. Era o começo do Clube da Esquina, importante movimento que encantava o Brasil e no disco Clube da Esquina 2, a convite de Milton Nascimento, gravou com o mestre sua canção “Nascente”. Essa música que o lançou e, em seguida, fundou o grupo 14 Bis, banda de muito sucesso nos 80. Em 89, partiu para uma vitoriosa carreira solo com muitas canções de sucesso.

Em sua carreira de 45 anos, conta com 24 discos e 3 DVDs e esse ano lança mais dois trabalhos - CD Paraíso, com a orquestra de contrabaixos DoContra e o aarranjador Neto Bellotto, e, em fase de gravação, seu primeiro disco Paisagens Sonoras, um projeto de dois álbuns com várias vertentes de seu trabalho.

Flávio foi gravado e cantado por inúmeros artistas no Brasil e do exterior, entre eles: Milton Nascimento, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Simone, Nana Caymmi, Renato Russo, Ivete Sangalo, Chitãozinho e Xororó, 14 Bis, O Terço, Lô Borges, Beto Guedes, Toninho Horta, Alcione, Leila Pinheiro, Ivan Lins, Roupa Nova, Boca Livre, Jorge Vercillo, Pe Fábio de Melo, Emílio Santiago, Sá & Guarabyra, Guilherme Arantes, MPB-4, Zé Renato, Paulinho Moska, Paulo Ricardo, Kleiton e Kledir, João Carlos Martins, Tito Madi, Jane Duboc, Vânia Bastos, Ná Ozzeti, Nelson Ayres, Hebe Camargo, Péricles, Paulinho Pedra Azul, Jerry Adriani, José Augusto, Gian e Giovani, Ana Vilela, Cesar Menotti e Fabiano, KLB, Rosana, Byafra, Rosa de Saron e mais. Fora do Brasil também foi gravado nos EUA em disco de Michael Brecker com Pat Metheny e Herbie Hancock e Denise Stewart, Stefane Lai na China e Lisa Nilsson na Suécia.

Já se apresentou nos EUA, Canadá, Japão, Noruega, Espanha, Itália e Argentina. Teve inúmeras canções incluídas em novelas de TV. Compôs trilhas para dança e cinema, entre elas a trilha do longa As Mães de Chico Xavier. Entre seus sucessos, "Todo azul do mar", "Espanhola", "Céu de Santo Amaro", "Noites com sol", "Mais uma vez", "Nascente", "Besame", "Linda Juventude" e "Planeta Sonho".

No momento, além do show Paisagens Sonoras, está em turnê pelo Brasil, com o show Encontro Marcado com Sá & Guarabyra e 14 Bis, e também se apresenta com o show Paraíso, com o grupo de contrabaixos DoContra. Ainda tem como sonho gravar um disco totalmente instrumental.

Cadastre-se para
saber mais