Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer apresenta:

Festa Nacional da Música - De 21 a 24 de Out

Notícias da Festa

Domingo foi de muita música gaúcha na Redenção (Crédito: Vítor Corso/FNM) Domingo foi de muita música gaúcha na Redenção (Crédito: Vítor Corso/FNM) Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução

Show celebra a música gaúcha de todas as gerações

De Gaúcho da Fronteira a Thomas Machado, evento da programação oficial da Festa Nacional da Música foi palco da gravação do programa "Galpão Crioulo" e encheu a tarde de domingo, no Parque da Redenção, de talento e vibração

A Cidade da Música é um projeto da Festa Nacional da Música que transforma Porto Alegre, entre 11 e 18 de outubro, na capital nacional da música. E não poderiam faltar as canções que celebram o tradicionalismo gaúcho. Por isso, a tarde deste domingo, no Parque da Redenção, foi reservada para o show com todas as gerações da música tradicionalista e a gravação do programa "Galpão Crioulo", da RBS TV.

Com o céu limpo e o clima agradável, o palco montado na Rua Setembrina atraiu centenas de fãs. Neto Fagundes e Shana Müller foram os anfitriões da festa. A dupla começou agitando anunciando a chegada do Tchê Guri, que esquentou ainda mais o público. O grupo dos irmãos Vargas apresentou os principais sucessos dos quase 30 anos da banda ícone da tchê music e fez a cozinha musical para os outros artistas.

Primeiro, vinda da Serra Gaúcha, Tatiéli Bueno mostrou toda sua "Sensibilidade", nome de seu último álbum, com o “Xote da Amizade” e “Merceditas”. “A mulher já quebrou muitas barreiras na música gaúcha, mas estamos sempre em frente para conquistar ainda mais espaço”, afirmou a caxiense.

Depois deles, quem rasgou a gaita foi Heber Artigas Armua Frós, ou melhor, o Gaúcho da Fronteira. Com 50 anos de carreira, ele mostrou canções próprias e de artistas brasileiros como Sérgio Reis. “É fundamental proporcionarmos essa alegria a esse povo”, afirma.

Dono de outra gaita famosa, mas de uma geração mais recente, o missioneiro Lincon Ramos mostrou o conteúdo de seu último disco, "Com Permisso, Este É Meu Canto”.

A novíssima geração esteve presente com Thomas Machado. O guri que venceu o "The Voice Kids", da TV Globo, mostrou todo seu carisma e talento ao interpretar clássicos como “Céu, Sol, Sul”. “O povo gaúcho é muito simples e tem sangue guerreiro. Por onde passo, tentam sempre me agradar. Só que ainda não conheci nem metade de quem votou em mim para poder retribuir o carinho a eles”, agradeceu ao público.

Por falar em reality show, Wilson Paim, tio de Léo Pain, vencedor da última edição do "The Voice", mostrou por que o Rio Grande do Sul tem tanto artista de qualidade. Com 35 anos de carreira, o alegretense trouxe seu filho Wilsinho e provou que a música nativista não tem data de validade: “Nós cantamos o nosso pago. São músicas que estão sendo renovadas porque falam da nossa casa. Moda acaba”.

O Tchê Guri seguiu tocando em parceria com Shana. Além deles, Berenice Azambuja cantou sobre o churrasco, o bom chimarrão e tudo mais que o gaúcho gosta. “Fico muito feliz em ver a música se renovando e os novos artistas surgindo”, afirmou.

A festa encerrou com Neto Fagundes cantando sobre o galpão crioulo e sagrado, arrebatando o público.

Festa Nacional da Música - De 21 a 24 de outubro, a Festa Nacional da Música reúne artistas e profissionais do setor em shows e debates em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha. Todos os ritmos estarão representados na programação que conta com artistas de todo o país.

Cidade da Música/Festa da Música - De 11 a 18 de outubro, a música vai tomar conta de ruas, parques, hospitais, asilos e outros locais públicos da capital gaúcha durante a programação gratuita que faz parte da Festa Nacional da Música. A programação completa está no site festanacionaldamusica.com.br.

Confira fotos em alta resolução neste link.

(Matheus Beck)



Cadastre-se para
saber mais