Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e VIVO apresentam

Notícias da Festa

Painel debateu o mercado da música no RS (crédito: Jackson Ciceri/FNM) Painel debateu o mercado da música no RS (crédito: Jackson Ciceri/FNM) Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução

Painel RS Music Market debate o futuro e os desafios da classe musical

Falta de união foi destacada, como um dos grandes problemas, pelos painelistas

Na manhã desta terça-feira (23) foi realizado, no Salão Nobre do Plaza São Rafael, o Painel RS Music Market – O Mercado da Música no Rio Grande do Sul: Futuros e Desafios. Representantes de diferentes entidades, público e privadas, falaram sobre o mercado e debateram maneiras de melhorar. Na mesa, o fundador do Mais Show, Afonso de Lima, da Bananas Music Branding, Emely Jensen, a professora da UFRGS, Silvia Carvalho, a presidente do Instituto Estadual de Música (IEM), Cida Pimentel, representando a Audioposto, Rafael Hauck, da Marquise 51, Mari Martinez e da Produzindomusica.com, Marcelo Fruet.

Cada profissional falou sobre suas atribuições e realidade em sua rotina de trabalho com música. Vindos de diferentes raízes, foi colocado com um problema comum a todos a falta de profissionalização do mercado independente, que é encontrada entre os músicos e produtores. Outra questão levantada por eles foi a dificuldade na busca por recursos e a falta de união da classe, que, segundo eles, não consegue se organizar para se fortalecer no alcance de objetivos comuns.

De acordo com a presidente do IEM, Cida Carvalho, nos conselhos estadual e municipal de Cultura não há nenhum músico, isso porque a classe está descrente com o poder público e também porque está acomodada. “Músico não lê edital, não leva a carreira a sério. Aprendi no IEM que estamos como estamos porque há muita preguiça e vagabundagem.” E disponibilizou o espaço do instituto para encontros e reuniões que busquem fortalecer o mercado da música. “Precisamos criar um grupo forte, com representatividade, para termos voz”, completou.

Imagens em alta no link:
http://www.festanacionaldamusica.com.br/2017/index.php/fotos#init



Cadastre-se para
saber mais