Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e VIVO apresentam

Notícias da Festa

Bruna Karla, Márcio Moreira, Régis Danese, Fabinho Vargas, Fábio Sampaio e Eli Soares (crédito Jackson Ciceri/FNM) Bruna Karla, Márcio Moreira, Régis Danese, Fabinho Vargas, Fábio Sampaio e Eli Soares (crédito Jackson Ciceri/FNM) Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução

Painel Gospel questiona o papel do CD

Encontro com músicos e dirigentes ocorreu no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, durante a Festa Nacional da Música

Os cantores Bruna Karla, Eli Soares, Régis Danese, Fábio Sampaio (Tanlan) e Fabinho Vargas e o gerente de marketing Gospel da Som Livre, Márcio Moreira, participaram do painel – Música Gospel: ainda vale gravar CD ou agora é streaming? O evento ocorreu na segunda-feira (23), no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, durante a Festa Nacional da Música, em Porto Alegre (RS). O encontro terminou com músicas e louvor cantada pelos cantores convidados.

Melhor caminho - O mediador da palestra, Fabinho Vargas, destacou que o importante desse painel não é estabelecer políticas que vão dar um direcionamento ao assunto, mas mostrar o melhor caminho para os músicos que acompanham o painel. “Essa interação entre os artistas, entre os que estão começando e os já consagrados, é que importa nesse momento.”

A backing vocal Grazielli Lourenci, 30 anos, da banda gospel Reggando a Terra, de Porto Alegre (RS), que lançou recentemente o EP Reggando a Terra, avaliou o painel como excelente porque ajuda a direcionar os melhores caminhos para bandas emergentes seguirem. Apesar de terem lançado um EP, já repensa a melhor forma de criar sua estratégia com o streaming.

Avaliação individual - A dica para quem está começando é não apostar em gravações de CDs, mas em streaming e, ao mesmo tempo, não lançar todas as músicas no mercado. Entretanto, alguns painelistas acreditam que essa estratégia de mercado, de lançar tudo ao mesmo tempo ou gradativamente, depende do artista da sua obra. “É uma avaliação individual”, pontuou Fabinho.

Tempo de vida – Outro ponto questionado pelo grupo foi o tempo de vida do CD. Para Eli Soares, o CD não deve mais existir fisicamente em dois anos. Para Moreira, dois anos é um prazo muito longo para essa era tecnológica avançada. Para Sampaio, já é necessário uma adaptação sinérgica da tecnologia e de seus usuários, uma vez que a abrangência do 4G não atinge 15% do Brasil.

Bruna Karla, além de destacar que realmente não vale a pena gravar um CD, ainda frisou que é importante não esquecer que o segmento gospel faz tudo que faz para multiplicar a palavra de Deus. E Régis Danese assumiu que até domingo (22) não sabia o que era streaming e que ainda prefere o modelo analógico. “O CD você leva para qualquer lugar e escuta à vontade. Já o streaming você precisa de internet para escutar e em muitos lugares que não tem Internet”, compara Danese. De acordo com os painelistas, o streaming é a melhor maneira de divulgar suas músicas, porém é necessário que se faça um estudo da melhor estratégia de mercado.

Festa Nacional da Música – Marcada pela diversidade de estilos, a Festa Nacional da Música promove, de 12 a 25 de outubro, a integração de artistas de todo Brasil e dos mais variados gêneros musicais. Do rock ao samba, do funk ao forró, do rap ao sertanejo, da MPB à música clássica, o clima é de descontração e intercâmbio cultural junto a personalidades de renome do mercado da música, como empresários, produtores e representantes de gravadoras. Shows espontâneos, parcerias improvisadas, jam sessions e debates importantes acerca da indústria fonográfica brasileira dão o tom do evento.

Cidade da Música – Neste ano, o maior encontro da música brasileira irá tomar conta das ruas de Porto Alegre em uma programação aberta ao público e especialmente voltada a artistas regionais e locais: a Cidade da Música. Realizada de 12 a 21 de outubro como uma espécie de aquecimento para as atrações já tradicionais, as atividades serão gratuitas e passarão pelos principais pontos da capital gaúcha, como parques, praças e estações de trem.

Mais fotos em alta resolução no link:

http://www.festanacionaldamusica.com.br/2017/index.php/fotos#init



Cadastre-se para
saber mais