Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e VIVO apresentam

Notícias da Festa

Comunidade Nin-Jitsu (crédito Eduardo Biermanndivulgação) Comunidade Nin-Jitsu (crédito Eduardo Biermanndivulgação) Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução

Festa Nacional da Música traz shows gratuitos para Porto Alegre

Em 13 dias de programação, o evento promove dezenas de espetáculos. 

Depois de reunir mais de 200 mil pessoas na capital gaúcha em 2016, este ano a Festa Nacional da Música volta a movimentar Porto Alegre, com uma programação ampliada e que incentiva artistas locais. De 12 a 25 de outubro, a cidade vai reunir músicos de todos os estilos para shows gratuitos em espaços públicos.

Consolidada como o mais importante encontro da música brasileira, a Festa irá ganhar as ruas de Porto Alegre em uma programação aberta ao público e especialmente voltada a artistas regionais e locais: a Cidade da Música. Realizada de 12 a 21 de outubro como uma espécie de aquecimento para as atrações já tradicionais, as atividades serão gratuitas e passarão pelos principais pontos da capital gaúcha, como parques, praças e teatros. Entre as novidades está a ampliação do Cidade da Música, que passa de sete para dez dias.

ABERTURA – A abertura oficial da Festa da Música, prevista para ocorrer nesta quinta-feira (12 de outubro), foi transferida este sábado (14 de outubro), às 14h, no Parque da Redenção (Rua Setembrina – lado oposto ao Brique). A apresentação gratuita começa às 14h. Estão confirmados: Comunidade Nin-Jitsu, Acústicos e Valvulados, Império da Lã, Valente, Erick Endres, Paradise Sessions, Blend of Malt Music, Nego Joe e Cartolas.

No mesmo sábado, a partir das 17h, bandas gaúchas com repertório autoral vão se apresentar também no palco da Redenção. Os grupos foram selecionados pelo Instituto Estadual de Música (IEM). O espetáculo terá as bandas Baby Budas, 26oz, Carrossel Diabólico, Grantezuma, Lamarquez, Plano 13 e Two Step Flow.

Na tarde do dia 15, é a vez da música gaúcha comandar o palco da Redenção, na Rua Setembrina. Das 16h às 19h, vão se apresentar grupos e músicos como Tchê Guri, Neto Fagundes, Shana Müller, Ernesto Fagundes, Cristiano Quevedo, Daniel Torres e César Oliveira & Rogério Melo. Pela manhã, a partir das 10h45, ocorre o 2º Festival de Bandas Marciais, ainda na Redenção, com o desfile de oito bandas marciais de Porto Alegre e interior do Estado.

Outra atividade que promete agitar Porto Alegre é a Descida da Borges no dia 20 de outubro. A partir das 21h, a avenida Borges de Medeiros será a passarela para apresentação das baterias, passistas e representantes das Escolas de Samba Imperadores do Samba (campeã do carnaval 2017) e Bambas da Orgia.

No domingo, dia 22 de outubro, o Festival Promessas e a Festa Nacional da Música vão reunir em Porto Alegre, no Anfiteatro Pôr do Sol, artistas nacionais e regionais para um megashow gospel. A apresentação gratuita será das 14h às 18h. Conduzido pelo cantor e apresentador Fabinho Vargas, o show já tem a participação confirmada das cantoras Bruna Karla, Camila Campos e Anayle Sullivan, dos cantores Eli Soares, Regis Danese, Pregador Luo, Ton Carfi e Maurício Paes, das duplas Alisson & Neide, André & Felipe, e das atrações locais Paulo Figueiró e Banda Tanlan. Pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível.

HOMENAGENS – Entre os momentos mais esperados da Festa Nacional da Música, está a noite de premiações, no dia 23 de outubro, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, no Centro Histórico de Porto Alegre. A cerimônia, marcada pela diversidade da música nacional, proporciona uma celebração à música brasileira, reconhecendo a contribuição de profissionais à indústria fonográfica no País.

Em sua 13ª edição, o evento irá homenagear os grupos CPM22 e Sorriso Maroto, as cantoras Joelma e Bruna Karla (gospel), o cantor Amado Batista e o cantor tradicionalista Délcio Tavares, o produtor musical Eduardo Pepato, o apresentador de TV Serginho Groisman, o diretor da Central Globo de Programação, Amauri Soares, entre outros nomes ligados à MPB.

Além do grande número de personalidades musicais de todo o País, a Festa da Música se destaca pelo clima de confraternização entre artistas de gêneros e vertentes distintos. Estão confirmados: Gabriel Pensador, tenor Tiago Arancam, Joelma, Sérgio Reis, Pixote, Grupo Bom Gosto, Maestro Eduardo Lages, Falamansa, Carlinhos de Jesus, Flávio Venturini, Mr. Catra, 14 Bis, Detonautas, Fresno, Péricles, entre outros. Todos os estilos são bem-vindos e têm espaço garantido: da bossa nova ao funk, do samba ao gospel, do sertanejo ao rock.

Festa Nacional da Música – Marcada pela diversidade de estilos, a Festa Nacional da Música promove, de 12 a 25 de outubro, a integração de artistas de todo Brasil e dos mais variados gêneros musicais. Do rock ao samba, do funk ao forró, do rap ao sertanejo, da MPB à música clássica, o clima é de descontração e intercâmbio cultural junto a personalidades de renome do mercado da música, como empresários, produtores e representantes de gravadoras. Shows espontâneos, parcerias improvisadas, jam sessions e debates importantes acerca da indústria fonográfica brasileira dão o tom do evento.

Cidade da Música – Neste ano, o maior encontro da música brasileira irá tomar conta das ruas de Porto Alegre em uma programação aberta ao público e especialmente voltada a artistas regionais e locais: a Cidade da Música. Realizada de 12 a 21 de outubro como uma espécie de aquecimento para as atrações já tradicionais, as atividades serão gratuitas e passarão pelos principais pontos da capital gaúcha, como parques, praças, estações de trem e teatros.

PROGRAMAÇÃO:

Dia 14/10 – SÁBADO

14h às 17h – Show Palco Cidade da Música - Atlântida
Local: Parque da Redenção (na rua Setembrina – lado oposto ao Brique) Gratuito.

Estão confirmadas as bandas gaúchas: Comunidade Nin-jitsu, Acústicos e Valvulados, Império da Lã, Valente, Erick Endres, Paradise Sessions, Blend of Malt Music, Nego Joe e Cartolas.

17h às 20h - Palco Cidade da Música - Mostra IEM
Local: Parque da Redenção (na rua Setembrina – lado oposto ao Brique) Gratuito.

Show de músicos gaúchos selecionados pelo IEM (Instituto Estadual de Música do RS). Estão confirmados: 26oz, Baby Budas, Carrossel Diabólico, Grantezuma, Lamarquez, Plano 13 e Two Step Flow.

Dia 15/10 – DOMINGO

10h45 às 15h – 2º Festival de Bandas Marciais
Local: Parque da Redenção (na rua Setembrina – lado oposto ao Brique) Gratuito.

Irão desfilar: Banda Gusmão Britto (São Leopoldo), Banda Marcial Mario Quintana (Alvorada), Banda Marcial Gonçalvense (Cachoeira do Sul), Banda Marcial São Marcos (Alvorada), Banda Marcial Amadeo Rossi (São Leopoldo), Banda Marcial La Salle São João (Porto Alegre), Banda Marcial dos Dragões (Rio Pardo) e Banda Marcial Juliana (Porto Alegre).

16h às 19h – Show de música gaúcha
Local: Parque da Redenção (na rua Setembrina – lado oposto ao Brique) Gratuito.
* com gravação do programa Galpão Crioulo

Estão confirmados: Tchê Guri, Neto Fagundes, Ernesto Fagundes, Shana Müller, Cristiano Quevedo, Daniel Torres, Joca Martins, Albino Manique, Luciano Maia, César Oliveira & Rogério Melo, Berenice Azambuja, Fátima Gimenez, Juliana Spanevello, Edilberto Bérgamo, Érlon Péricles, Machado & Marcelo do Tchê, Loma & Cantadores do Litoral, Luiz Cláudio e Luiz Arthur Seidel.

19h15- Espetáculo de Dança (Clássica e Moderna)
Local: Parque da Redenção (na Rua Setembrina - lado oposto ao Brique) Gratuito.

Dia 20/10 – SEXTA-FEIRA

A partir das 21h - Descida da Borges com a Festa da Música
Local: Av. Borges de Medeiros (Centro Histórico de Porto Alegre) Gratuito.

Apresentação das baterias, passistas e representantes das Escolas de Samba Imperadores do Samba (campeã do carnaval 2017) e Bambas da Orgia.

Dia 22/10 – DOMINGO

14h às 18h – Festival Promessas e Festa Nacional da Música
Local: Anfiteatro Pôr do Sol (Av. Edvaldo Pereira Paiva, s/nº - Praia de Belas) Gratuito
* Pede-se a doação de 1 kg de alimento não-perecível

No show de música gospel estão confirmados: Eli Soares, Bruna Karla, Regis Danese, Pregador Luo, Ton Carfi, Camila Campos, Alisson e Neide, André e Felipe, Anayle Sullivan, Maurício Paes, Paulo Figueiró, Fabinho Vargas e Tanlan



Cadastre-se para
saber mais