Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e VIVO apresentam

Notícias da Festa

Bateria nota 10 da Imperadores sacudiu a Borges em 2016 (crédito: Jackson Ciceri/FNM) Bateria nota 10 da Imperadores sacudiu a Borges em 2016 (crédito: Jackson Ciceri/FNM) Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução

Festa Nacional da Música antecipa carnaval em Porto Alegre

Imperadores do Samba e Bambas da Orgia vão desfilar nesta sexta-feira (20), no Centro de Porto Alegre, na tradicional Descida da Borges

A avenida Borges de Medeiros, no centro de Porto Alegre, será a passarela do samba nesta sexta-feira (20). É que a Festa Nacional da Música promove a tradicional Descida da Borges, a partir das 20h, com a apresentação de baterias e passistas de duas das principais escolas de samba da capital gaúcha: a Imperadores do Samba, campeã do carnaval 2017, e a Bambas da Orgia.

O evento tem como finalidade reviver os antigos carnavais que aconteciam no centro da cidade. "O espírito do carnaval no centro não pode se apagar e deve ser permanentemente renovado. A Borges de Medeiros é um marco do carnaval”, destaca coordenador de carnaval da Festa Nacional da Música, Joaquim Lucena. As escolas passam pela mesma pista onde desfilavam até o ano de 1969.

Além das escolas de samba, a Band – que transmitirá o carnaval 2018 em Porto Alegre – irá apresentar na Descida da Borges o tema da emissora para a próxima folia, a partir das 19h. O samba “Bah! É Carnaval!” foi composto por Nego Isolino e Nego Paródia e trará de volta ao microfone a voz de Porto Alex, afastado da função desde 1999. A bateria é comandada por Mestre Boneco.

Outro retorno que a emissora apresenta é do casal Alexandre e Isabel. Os dois não dançavam juntos como mestre-sala e porta-bandeira há cinco anos. “Não somos uma escola de samba, somos uma voz de resistência lutando pela manutenção da nossa cultura”, diz o jornalista André Machado, titular do programa “Bah! É Carnaval”, que estreia neste sábado (21), às 21h, na Rádio Bandeirantes.

Este é o segundo ano consecutivo que a Festa Nacional da Música promove a Descida da Borges. Em 2016, o evento levou uma multidão de foliões ao desfile.

Festa Nacional da Música – Marcada pela diversidade de estilos, a Festa Nacional da Música promove, de 12 a 25 de outubro, a integração de artistas de todo Brasil e dos mais variados gêneros musicais. Do rock ao samba, do funk ao forró, do rap ao sertanejo, da MPB à música clássica, o clima é de descontração e intercâmbio cultural junto a personalidades de renome do mercado da música, como empresários, produtores e representantes de gravadoras. Shows espontâneos, parcerias improvisadas, jam sessions e debates importantes acerca da indústria fonográfica brasileira dão o tom do evento.

Cidade da Música – Neste ano, o maior encontro da música brasileira irá tomar conta das ruas de Porto Alegre em uma programação aberta ao público e especialmente voltada a artistas regionais e locais: a Cidade da Música. Realizada de 12 a 21 de outubro como uma espécie de aquecimento para as atrações já tradicionais, as atividades serão gratuitas e passarão pelos principais pontos da capital gaúcha, como parques, praças e estações de trem.



Cadastre-se para
saber mais