Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e VIVO apresentam

Notícias da Festa

Pires destacou a tecnologia e novidades para o Ecad (crédito: Jackson Ciceri/FNM) Pires destacou a tecnologia e novidades para o Ecad (crédito: Jackson Ciceri/FNM) Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução

Ecad anuncia aplicativo que estará disponível em um ano

Durante palestra O Ecad na Era do Streaming, na Festa Nacional da Música, em Porto Alegre, gerente-executivo antecipou novidade para o mercado musical

O aplicativo ecad.tec deverá estar disponível em torno de um ano para os integrantes do Ecad, compositores e cantores brasileiros. De acordo com o gerente-executivo de Tecnologia da Informação e Planejamento Estratégico do Ecad, José Pires, o app vai permitir acessar os serviços de canais e de titulares. O anúncio dessa nova ferramenta foi feita durante palestra O Ecad na Era do Streaming, na Festa Nacional da Música, que ocorre no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre (RS).
O evento contou ainda com a participação da superintendente do Ecad, Gloria Braga; da advogada especializada em Propriedade Intelectual e gerente-executiva jurídico do Ecad, Clarisse Escorel; do gerente de Distribuição do Ecad, Mário Sérgio Campos, e do gerente-executivo de Arrecadação do Ecad, Márcio de Oliveira Fernandes. Na terça-feira (24), o Ecad lança sua nova marca, às 17hs, no seu estande, na Festa Nacional da Música.

Jurisprudência – A palestra trouxe ainda outros assuntos relevantes para o universo musical. Clarisse frisou sobre os processos jurídicos, impetrados em 2009 contra Terra, Oi, TV Ômega, Fox/MySpace e Rádio Globo/Rádio Click, em que reivindicam os direitos autorais na Internet. “Depois de um trabalho árduo para convencer o ministro sobre a repercussão e consequência da decisão sobre a Ação de Recurso Especial implicaria no Brasil, conseguimos um parecer favorável. Agora vamos aguardar como procederemos para a cobrança desses direitos para distribuir aos músicos e compositores”, afirmou Clarisse.

Serviços Digitais - Fernandes explanou sobre a arrecadação do Ecad e do streaming, e a crescente procura pelos serviços digitais. Destacou 13% de queda no consumo de música em rádio nos EUA, de 2008 a 2016, caindo dos 69% para 56%. E Pires ainda falou sobre a qualidade e a operacionalização das rádios digitais.
A compositora e vocalista do “Forró na Veia”, Aline Mello, 39 anos, do Ceará, agradeceu o pessoal do Ecad pelas novidades apresentadas e pela defensoria que a entidade realiza em prol dos compositores e cantores. “Muito obrigada por tudo isso que estão fazendo, essas explicações e novidades, e por todas essas ações que estão realizando”, disse Aline.

Festa Nacional da Música – Marcada pela diversidade de estilos, a Festa Nacional da Música promove, de 12 a 25 de outubro, a integração de artistas de todo Brasil e dos mais variados gêneros musicais. Do rock ao samba, do funk ao forró, do rap ao sertanejo, da MPB à música clássica, o clima é de descontração e intercâmbio cultural junto a personalidades de renome do mercado da música, como empresários, produtores e representantes de gravadoras. Shows espontâneos, parcerias improvisadas, jam sessions e debates importantes acerca da indústria fonográfica brasileira dão o tom do evento.

Cidade da Música – Neste ano, o maior encontro da música brasileira irá tomar conta das ruas de Porto Alegre em uma programação aberta ao público e especialmente voltada a artistas regionais e locais: a Cidade da Música. Realizada de 12 a 21 de outubro como uma espécie de aquecimento para as atrações já tradicionais, as atividades serão gratuitas e passarão pelos principais pontos da capital gaúcha, como parques, praças e estações de trem.

Mais fotos em alta resolução no link:
http://www.festanacionaldamusica.com.br/2017/index.php/fotos#init



Cadastre-se para
saber mais