Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e VIVO apresentam

Notícias da Festa

Descida da Borges agitou o Centro Histórico de Porto Alegre em 2016 na Festa da Música (crédito: Jackson Ciceri/FNM) Descida da Borges agitou o Centro Histórico de Porto Alegre em 2016 na Festa da Música (crédito: Jackson Ciceri/FNM) Clique aqui para baixar a imagem em alta resolução

Descida da Borges leva o Carnaval para a Festa da Música

Imperadores do Samba e Bambas da Orgia vão desfilar no Centro de Porto Alegre

Desfiles de Carnaval da década de 1960 voltam à memória na Descida da Borges. A programação relembra a folia que ocorria no Centro de Porto Alegre, foi reeditada em 2005 e agora faz parte do roteiro da Festa Nacional da Música pelo segundo ano consecutivo. A apresentação de baterias e passistas de escolas de samba será na noite do dia 20 de outubro, sexta-feira, e promete agitar o Centro Histórico da capital dos gaúchos.

As escolas vão passar pela mesma pista onde desfilavam até o fim da década. A ideia é reviver os antigos carnavais que aconteciam naquela região da cidade. Em 2016, quando a Descida da Borges estreou na programação da Festa Nacional da Música, a iniciativa foi saudada pelo coordenador de Manifestações Populares da Prefeitura de Porto Alegre, Joaquim Lucena: "O espírito do carnaval no Centro não pode se apagar e deve ser permanentemente renovado".

Estão previstas as apresentações de ritmistas e passistas das escolas Imperadores do Samba, campeã do Carnaval 2017, e Bambas da Orgia. A festa na avenida Borges de Medeiros vai começar a partir das 21h.

Festa Nacional da Música – Marcada pela diversidade de estilos, a Festa Nacional da Música promove, de 12 a 25 de outubro, a integração de artistas de todo Brasil e dos mais variados gêneros musicais. Do rock ao samba, do funk ao forró, do rap ao sertanejo, da MPB à música clássica, o clima é de descontração e intercâmbio cultural junto a personalidades de renome do mercado da música, como empresários, produtores e representantes de gravadoras. Shows espontâneos, parcerias improvisadas, jam sessions e debates importantes acerca da indústria fonográfica brasileira dão o tom do evento.

Cidade da Música – Neste ano, o maior encontro da música brasileira irá tomar conta das ruas de Porto Alegre em uma programação aberta ao público e especialmente voltada a artistas regionais e locais: a Cidade da Música. Realizada de 12 a 21 de outubro como uma espécie de aquecimento para as atrações já tradicionais, as atividades serão gratuitas e passarão pelos principais pontos da capital gaúcha, como parques, praças e estações de trem.



Cadastre-se para
saber mais