Ministério da Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e VIVO apresentam

Artistas

De 12 a 25 de Out
Porto Alegre - RS

Renato Teixeira

Renato Teixeira nasceu em Santos em 20 de maio de 1945. A primeira influência do violeiro foi seu avô, que tocava bombardino, um instrumento de sopro, em uma banda. No ¬final dos anos 1960, ele se mudou pra São Paulo. Por sorte ou destino, logo as portas se abriram para as suas composições. Foi assim que participou do Festival da Record de 1967, com a música “Dadá Maria”, defendida pela estrela Gal Costa, e também por Sílvio César. Esta foi sua primeira gravação. Na edição seguinte do Festival, foi Roberto Carlos o intérprete de sua música “Madrasta”. Mais um grande nome da música que ficou atento ao seu talento.

Nos anos 1970, ele passou a fazer jingles publicitários para sobreviver. Mas a vida de artista não morreu. Com os lucros publicitários e em parceria com Sérgio Mineiro, criou o Grupo Água. E a união do conjunto com Elis Regina foi um grande sucesso. Teixeira também fez parceria com Almir Sater com quem compôs varias músicas de sucesso. Outra parceria importante para a sua carreira foi com a dupla Pena Branca e Xavantinho. Juntos gravaram o disco “Ao Vivo em Tatuí”, que se transformou em um marco no gênero.

Hoje, Renato Teixeira toca a vida pessoal juntamente com uma agenda requisitada e cheia de shows. Além do seu trabalho solo, faz parte do projeto “Amizade Sincera” com seu querido amigo Sergio Reis. O DVD já ganhou disco de ouro e a agenda de shows da dupla se mantém cheia.

Além disso, o músico tem um projeto com seu filho Chico Teixeira, “Renato Teixeira & Filho”, que ocupa parte de sua agenda. Na estrada há mais quatro décadas, seu projeto de vida é dar continuidade ao sonho difundir cada vez mais o espírito do “caipirismo”, não pela repetição das velhas formas de se fazer letras, rimas e músicas, mas, sim, pelo potencial que esse universo cultural oferece. Sua é meta que música brasileira avance em direção ao futuro, coerente com seu passado e com uma evolução naturalmente moderna.

Cadastre-se para
saber mais